Pintando um Movel Envernizado


Sobre os meus moveis que são magno eu gostaria de saber se alguem sabe se fica bom se eu pintar sobre o movel se tem que lixar, qual o n° da lixa qual tinta é ideal sendo que irei pintar meu guarda roupa, armario de livros e minha cama, passando pelo site da acrilex pra procurar produtos de pintura eu encontrei o seguinte produto...





"Desenvolvida para trabalhos artísticos variados e trabalhos decorativos. A Tinta PVA para Artesanato Plástica é um importante instrumento para o desenvolvimento da criatividade, coordenação motora e percepção visual das cores."

Mas eu não sei se ele é ideal então me digam se eu pintar meus moveis com ele vai ficar bom? existe outro produto msmo que seja de outra marca melhor? Aguardo muitas respostas e dicas
Quem souber algum site ou blog que tenha um passo a passo melhor ainda'
BjOo

Share this:

JOIN CONVERSATION

63 Comentarios:

  1. Oi, Juuuu, eu de novo!!!
    Esquece o PVA da Acrilex, é levemente brilhante e acaba ficando com aspecto de tinta plástica (daquelas que vêm em tubinhos de cola, sabe?).
    Se for usar da Acrilex, usa a Tinta Acrílica Fosca.
    Outas possibilidades, pouco mais caras, mas de cobertura melhor (seguindo a linha de pensamento da propaganda do OMO, acaba saindo mais barata), são as tintas acrílicas da Daiara e da Camurcyl. Ambas de cobertura aveludada... fica lindo!
    Beijinhos!

    (Se tiver alguma dúvida, me manda um coment no meu bloguito e eu prometo que a gente se fala por telefone)

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju,eu compro a tinta acrílica (ou pva) fosca para pintar madeira, móveis etc...
    Eu particularmente gosto da Coral (pois tem uma textura muito boa) vende numa latinha pq que rende demais da conta e nem custa 15 reais...
    Se comprar branca, ainda pode tingi-la com corantes em bisnagas.
    claro q se o móvel estiver envernizada vc tem lixar,lixar, lixar, lixar lixar de novo!No começo use lixa de madeira mesmo... se for lixar em cima da tinta, eu uso a lixa de parede (desculpe mas não sei de cor os numeros das lixas)pois fica com o acabamento bem suave,fininho, sem nenhum riscadinho...

    No primeiro resultado, vc tem a impressão que vai dar tudo errado,mas depois de muita lixada e várias demãos de pintura começa a ver como fica lindo o móvel...

    No final vc passa um verniz, acrilico fosco (o meu é a base de água e sem cheiro)... dependendo tb tem um ótimo da acrilex em spray, mas fica com cheiro no começo......

    Qd coisa pde me escrever.. Bjs grandes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi amanda, boa tarde, eu uso esse mesmo processo que vc, más as peças vem manchando rapidamente quando as pinto de branco...pq será?

      Excluir
  3. Ju querida, se o móvel for envernizado eu aconselho lixar sim e depois pinta com tinta própria para madeira, pode ser esmalte a base de água ou a esmalte comum mesmo. O único problema da tinta a base de água é que ela descasca com mais facilidade.
    Bjokas flor.

    ResponderExcluir
  4. Ju já fiz muita reciclagem de móveis, ou melhor trabalhava com isso.Para vc. ter um bom resultado é necessário limpar o verniz(removedor),ou lixar até ficar no osso(madeira),demois dar um banho com tinner(pano ou estopa), só depois poder começar a pintar.
    Use tinta pva(latex) dê tres demãos e depois passe um verniz transparente(verniz a base de agua)dê duas demãos e está pronta.
    Bjss.

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga! nunca fiz isso! =/ não posso te ajudar! e obrigada pelo carinho na promoção da Ruby! beijinhoss

    ResponderExcluir
  6. Ju, eu uso o mesmo processo da Eliana (acima) e sempre dá muito certo, os esmaltes com brilho não gostei do resultado, e o sem brilho encarde e fica feio com o tempo. bjs 1000 - fffc (fatima)

    ResponderExcluir
  7. OLá, preciso de um ajudinha...tenho uma comoda em cerejeira, e gostaria de pintá-la de branco. Meu guarda roupa é cor mogno!Será que combina? Eu já lixei toda, oque faço agora. Obrigada e bjs.

    ResponderExcluir
  8. oiiii ... bem as dicas acima são boas. A Acrilex realmente é boa pra mdf cru ... e a Daiara tem tintas excelentes.
    Mas no blog "http://donahouse.blogspot.com" a Viviany ensina a pintar os móveis envernizados. Ela dá até a tinta usada (ela pintou váriosssss), acho que é a tinta Coral Esmalte a base de água. Ficam lindossssss !

    Agora, vc é corajosa ... vai pintar tudo isso? rs

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Para deixar a madeira bem lisinha é bom usar a lixa 400. Pintar com rolo deixa o acabamento melhor que pincel, não precisa limpar o rolo para dar segunda demão, é só por dentro de saco plástico, eu coloco dois, e guardar na geladeira, quando terminar o trabalho, pode limpar o rolo ou jogar fora.Eu detesto limpar.

    Ana

    ResponderExcluir
  10. puxa quero pintar meu guarda roupa de branco.... como faço>a tinta acrilica é aquela de parede?bjks!

    ResponderExcluir
  11. OI Gostaria de saber se tem como pintar uma comoda mogno com spray branco?obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Não não é a tinta acrilica de parede, tente usar a tinta automotiva ou a acrilica de pintar portas e janelas, mas dê preferencia para a automotiva pq a acrilica de portas e janelas alem do cheiro muito forte que fica durante dias, com o tempo os moveis ficam branco amarelado'

    ResponderExcluir
  13. Olha so o spray não vai dar uma cobertura perfeita por o movel possui uma cor escura então tente com compreensor'

    ResponderExcluir
  14. Tenho um guarda-roupa marfim mais estou cansada dessa cor gostaria de pinta-lo de tabaco, deixando apenas as portas na cor originas, ou quem sabe, pinto de branca mais não sei que tinta usar para não parece algo artificial.Pergunto devo usar tinta acrilica, tinta esmalte, tinta metalica, tinta pva, me ajudem, bjs. Leidiane Chaves

    ResponderExcluir
  15. Oi pessoal, gostaria de saber como faço pra pintar um guarda roupa de mogno envernizado de branco???
    Qual o processo, o melhor tipo de lixa e tinta...
    me ajudem....do arrumando o quarto do meu primeiro filho....
    Bjos
    Camila

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju
    Sera q podes me ajudar?
    A respeito das tintas... pintei uma cadeira com tinta esmalte sintético a base d'agua branca e esta ficando amarelada... será q a tinta automotiva tb amarela c o tempo? Você sabe alguma q não amarele?
    Obrigada
    Patricia

    ResponderExcluir
  17. Olá Ju!
    Estou grávida e querendo pintar uma comoda de madeira envernizada de bege para combinar com o berço do bb...
    Vc sabe oq posso usar que não prejudique o bb por causa do cheiro forte???

    ResponderExcluir
  18. Achei ótimo seu artigo.

    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  19. oie ju, em primeiro lugar adorei o seu blog, tp precisando da sua ajuda, cmo faço p/ pintar uma cama de mogno envernizada e cerejeira de branco e azul, e tb um guarda roupa tabaco de azul? quais são os materiais necesarios?
    grata pela atenção
    bjus

    ResponderExcluir
  20. Joseline Dal Bó Trodo Manenti14 de novembro de 2011 às 21:36

    Olá...tenho uma mesa e a parte de baixo de um oratório que era do meu sogro de 30 anos atrás e eu gostaria de dar uma renovada nela já que ela está muito manchada. Gostaria de pintar de uma cor escura tipo uma marrom e que fosse fosco. Vocês podem me ajudar. Ela é muito pesada é de madeira maciça então não posso tirar ela do lugar. Obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Gostei do seu Blog!
    Eu quero reformar o berço das minhas filhas na verdade vou transforma-los em cama queria mudar a cor hj eles são brancos gostaria de pinta-los de rosa e lilás.
    Poderia me ajudar qual tinta devo usar e lixa para reforma

    ResponderExcluir
  22. tenho um gardaroupa envernisado gostaria de colocar branco como faço

    ResponderExcluir
  23. Boa Tarde e PARABÉNS pelo Blog !!

    Faço serviços de laqueação de móveis, painéis, racks, portas e janelas, restauração, envernizados, pinturas em tampos de mesa, vidros entre outros.

    Trabalho com compressor e pistola, acabamento de alto padrão.

    Consulte !

    Andrezani Laqueação de Móveis
    Bruno Andrezani
    b.andrezani@ig.com.br
    (11) 2364-8059 / 8068 -6174

    ResponderExcluir
  24. oi ju , eu tenho um banheiro reformado preciso retocar o armario escuro de madeira, gostaria de saber qual ´a tinta propria para madeira e qual é a marca dela e muito obrigada e aguardo sua resposta , um abraço

    ResponderExcluir
  25. Geralmente estou visitando os blogs para responder as perguntas. Mas a partir de hoje responderei aqui mesmo, então se você fizer alguma pergunta volte aqui para ler as respostas!!
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  26. Anonimo - Olha só eu sempre recomendo a tinta automotiva pela minha experiencia com ela que deu muito certo, e usar o comprensor, porem a laca branca dá um pouco mais de trabalho mas fica otima e como na dica da postagem a tinta pvc que apresenta um otimo resultado. Não se esqueça de lixar e retirar a sujeira antes de aplicar a tinta.
    Obrigada por comentar!!!

    ResponderExcluir
  27. Olá, eu tenho um criado mudo pintado de branco que ta todo encardido e manchado. Gostaria de saber se fica bom eu pinta-lo de branco fosco com tinta acrílica da Coral? E se é preciso dar alguma mão com outro produto, tipo um verniz incolor? Lembrando que eu desejo que fique branco fosco.

    ResponderExcluir
  28. Olá Valmir você pode pintar com tinta acrilica, mas sobre o verniz incolor não sei se vai deixar ele fosco existem outros produtos que trazem o efeito fosco aos moveis pintados é melhor você dar uma olhada antes.
    Abraço

    ResponderExcluir
  29. Olá Juu! te achei e gostei do seu blog. Pergunto: cansei do meu guarda-roupa, ele está semi novo, mas queria dar uma mudada, pensei em pintá-lo; ele é branco e tabaco, mas é de mdf e as portas são de um material envernizado, é um guarda-roupa destes comprado em lojas : Ponto - frio, Ricardo eletro, Casas Bahia .....etc.E aí tem como pintar? Obrigada, Osana

    ResponderExcluir
  30. Osana o meu guarda roupa tbm era desses comprados em lojas, ele não era de madeira.
    Tem como pintar sim!!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  31. Eu gostaria de pintar de branco um móvel tipo estante que eu tenho em casa, mas não tenho nenhuma pratica e nem gosto de fazer estes trabalhos manuais, vc teria alguém para me indicar e me ajudar a transformar o meu móvel. Obrigada
    Em tempo o seu blog é sensacional

    ResponderExcluir
  32. Olá!!
    Bem na verdade você deve procurar um pintor profissional na sua cidade para fazer esse trabalho, principalmente porque você não gosta de trabalhos manuais e eu não indico para quem não tem experiência.
    Qualquer coisa entre em contato.
    Obrigada por visitar o Decoreju.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  33. Oi. Adorei o trabalho feito em seu buffet e queria saber como fazer o efeito da porta em todo o movel. Se puder favor enviar dicas para waytogo.caputira@gmail.com

    ResponderExcluir
  34. Qual buffet por favor??
    Aguardo o contato.
    Abraço'

    ResponderExcluir
  35. Amei seu blog. Está lindo demais. Parabéns.

    ResponderExcluir
  36. Oi Ju aqui é Márcia e é a primeira vez que vejo seu blog,achei bacana,vou voltar sempre,bjs.

    ResponderExcluir
  37. Marcia querida muuito obrigada pela sua visita!!!
    Volte sempre mesmo!!
    BJo

    ResponderExcluir
  38. Oi adorei seu blog!!! tenho uma duvida, tbm tenho um guarda roupa desses de loja mdf sabe, ai queria pintar de branco e rosa uso tinta ou spray, e qual vc me recomenda q tipo.e tem q lixar msm?? obrigada pela atenção,abrçs.SISSA

    ResponderExcluir
  39. Olá,
    Eu tenho um armario em casa (apartamento) e estou com bebê, por isso, não consigo lixar antes de pinta-lo (mogno envenizado mdf para branco). Será que realmente é necessário lixar? Vai ficar muuuito feio? Será que com spray é melhor? Ou o cheiro será muito forte para o bebê?

    ResponderExcluir
  40. olá

    Gostava de pintar uma cama e mesinhas de cabeceira de cor branca ou outra. Ós móveis são em pinho e estão envernizados.

    Como posso fazer

    Muito obrigada

    ResponderExcluir
  41. amei tudooooo!perfeito!!!!

    ResponderExcluir
  42. muito legal!!seu blog
    vlw pwlas dicas

    ResponderExcluir
  43. Olá, queria saber se você pode me ajudar.. Você sabe me dizer como faço para invernizar uma caixinha de mdf e ela ficar brilhosa? Não quero pintar a caixinha de outra cor não, quero deichar ela da cor natural, porém brilhosa. Eu fiz o teste com o verniz geral, assim que passei o verniz a caixinha ficou brilhosa, depois que o verniz foi secando ela foi voltando a ficar opaca novamente. Você sabe me informa se eu tenho que passar algum produto antes? Ou se é outro tipo de verniz que passo para a caixinha ficar brilhosa? Me ajude por favor, ficarei muito grata. Licia.

    ResponderExcluir
  44. preciso pintar um armario de cozinha todo de madeira e as portas sao de vidro por favor me ajude!!! amei o seu capricho!!! prometo q volto mais vezes !!!!!!!!

    ResponderExcluir
  45. BOM DIA. GOSTARIA DE SABER SE POSSO USAR CONTACT OU PAPEL DE PAREDE PARA MUDAR "A CARA" DA CÔMODA DO MEU BEBÊ. ALGUMA IDÉIA, JU? DESDE JÁ, OBRIGADA.
    ANDREA.

    ResponderExcluir
  46. Bom dia, tenho a mesma dúvida da Andrea. Quero mudar a cor do guarda roupa da minha filha que é alérgica e por isso pensei em soluções como o contact e papel de parede. Será que dá certo?
    Ah, amei o blog, parabéns!
    Alessandra.

    ResponderExcluir
  47. Ju, gostaria de saber como faço para para pintar com tinta fosco acetinado, uma peça que tem alto brilho. É possível?

    ResponderExcluir
  48. Angélica Alves

    Oi Ju....adorei mesmo seu blog...e queria pedir sua ajuda. Eu ia comprar outro gabinete p/ minha oia da cozinha, mas pensei em reformar em vez de comprar outro. estava vendo nos comentarios varios tipos de tinta mas acabei ficando confusa em qual usar. Vi que tem q limpar e lixar, mas tem q passar uma tinta pra fazer a base e depois outra p/ o acabamento??? me passe por favor o tipo de tinta q posso usar e uma marca que nao amarele (pois vou pintar de branco). sera q da pra terminar em 1 dia??? nunca fiz essas coisas, seria a 1ª vez e tenho medo de fazer errado e estragar rsrs aguardo sua ajuda...desde ja obrigada!!!! bjinhu

    ResponderExcluir
  49. Oi Ju.. Tenho moveis envernizados aqui, e tenho uma preguiçaaa de lixar.. que será que pode dar certo?? sem lixar claro...

    ResponderExcluir
  50. Olá! Pessoal eu tenho um conjunto de jantar, buffe com mesa de jantar de 6 cadeiras, e queria dá uma envernizada nela, já é envernizada mas está sem brilho, queria dá um brilho , minha pergunta é preciso lixar ou tem algum verniz que posso colocar em cima deste já antigo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  51. tenho um guarda roupa em MDF. ele pode sr pintado?
    q tinta usar?
    futuramente ira descascar?

    ResponderExcluir
  52. Oii Tati, obrigada por vir aqui no Decore!!
    Você pode usar a tinta automotiva como eu fiz nos móveis do meu quarto
    eles não descascaram e já tem 4 anos que eu pintei, sem falar que
    a tinta também não fica amarelada.
    Abraço!!

    ResponderExcluir
  53. Amei seu blog. Vou tentar . Beijos Denise

    ResponderExcluir
  54. ju, tenho uma cama der madeira e ta envernizada, quero pintala de tabaco com branco, gostaria de saber qual tinta uso e qual lixa eu uso, se puder me ajudar obrigada!

    ResponderExcluir
  55. Oiie Anonimo hehe'
    Eu sempre indico a tinta que eu usei nos meus móveis a tinta automotiva.
    Tem uma postagem sobre isso aqui
    http://decoreju.blogspot.com.br/2010/04/reforma-parte-iii-tirando-duvidas.html

    ResponderExcluir
  56. Oi Ju , Adorei seu blog !
    Estou atenta às dicas que vc dá para seus admiradores como eu.
    Tenho um móvel antigo rústico, talvez encerado, não sei, mas é muito escuro. Lixei ele todinho mas ficou ainda nos veios da madeira, entranhada a cor escura, como se fosse cerejeira. Quero envernizar com verniz tonalizante SAYERLACK, NA COR CANELA ACETINADO. Vc como expert no assunto, acha que vai dar certo ?
    Espero sua resposta para poder começar ou não. Bjs. Seu blog é show !

    ResponderExcluir
  57. Juu boa tarde, comprei uma casa e nela já existe dois armários de mogno, eu gostaria de pintar, fazer com que eles ganhem uma cara mais bonitinha...rsrrs...preciso do seu conselho, com carinho Rose.

    ResponderExcluir
  58. boa noite ju!quero pintar o guarda roupas do meu filho de branco em amarelo que e sua cor preferida.qual tinta uso??

    ResponderExcluir
  59. se eu lixar o móvel só pra tirar o brilho e passar partiner e depois pintar de branco???

    ResponderExcluir
  60. Meu quarto é todo mobiliado com mdf marfim. Quero pintar de branco. Mas nao tenho noção do que fazer. Primeiro desmnto e limpo as peças. Depois lixo, com qual lixa? ixo para tirar o verniz ou lixo até o osso? E depois como limpo a madeira? AH NAO SEI NADA. Pode me dar um PAP? Adorei seu blog!!

    ResponderExcluir

Decore meu blog com seu comentario!!
Juu