Confeccionando uma Cortina

Nessa semana eu coloquei uma nova enquete sobre o seguinte assunto, qual o item de decoração vc prefere??
Então eu nos últimos dias estou tendo um pequeno surto de apaixonite por cortinas
já que pretendo dar uma mudada no visual do meu quartito, maas o que é pior (eu acho melhor maaas) eu não quero comprar a cortina eu quero confeccioná-la e é por esse motivo que criei esse post eu navegando ai pela net encontrei no yahoo respostas a pergunta ssiiim a mesma pergunta mas tbm pudera neh eu não ia ser a primeira pessoa a querer confeccionar uma cortina sem ter nem noção direito do que usar métodos e tudo.
Então segue abaixo todo o “tutorial” passo a passo de como fazer sua própria cortininha.
É um pouco longo ms vale a pena dar uma olhadinha.

* Primeiro os materiais necessários;
- Para calcular a quantidade de tecido para uma cortina simples, com pouco volume;

1. Adicione de 35 a 50 cm à medida da altura que você definiu para a cortina (essa quantidade extra de tecido será utilizada para a barra e o cabeçote)
2. Acrescente entre 25 e 40 cm à medida da largura da janela - é preciso evitar que a luminosidade penetre no ambiente pelas laterais.
3. Se for o caso de camadas de panos é preciso calcular a quantidade que será utilizada:

- Se a cortina for de tecido encorpado como algodão ou linho - multiplique por 2 o número obtido no ítem 2 acima

- Se a cortina for de tecido fino, multiplique por 3

* Agora vejamos como fazer as alças

1. Se quiser uma cortina com bastante dobras a distância entre alças deverá ser de no mínimo 20 cm entre cada uma distribuída pela largura obtida no processo acima.
2. Como ela vai ficar aparente a alça deverá ter no mínimo 35 cm de comprimento sendo que 3 cm em cada uma das pontas serão usadas para prender na cortina.
3. Na parte superior da cortina, deverá embutir uma entretela, própria para cortina, de 10 cm de altura para enrijecer o tecido, mantendo a cortina na parte superior toda alinhada sem ceder entre as alças.(Opcional)
4. A alça poderá ser feita em forma de gravata, colocando sobre a união entre a alça e a cortina um belo botão ou um acessório que possa ser fixado por ponto, cola ou grampo. Deverá ser fácil para retirar quando for para lavar a cortina.
5. A alça deverá também ter na sua parte interna uma entretela para manter ela sem dobra sobre o varão e assim poder deslizar facilmente.

- Há no mercado inúmeras versões de tecido, que atendem a diversos gostos e bolsos. Quando o objetivo é economizar, a cortina mais indicada pelos profissionais da área é aquela presa por alças do próprio tecido. "Prefira tecidos com 3 m de largura, pois essa medida é usada na altura".
Tecidos finos também consomem mais porque precisam de maior volume.
Também é importante definir a função da cortina no ambiente. Se o objetivo é ter luminosidade, os tecidos mais indicados são os claros ou transparentes, como gaze de linho, organdi, voal e chiffon. Quando se deseja ausência de luz, os cortineiros recomendam os tecidos grossos - linho puro, seda rústica, brim e lona - ou o black-out como forro. "Pela combinação de tecido e forro é possível controlar melhor a intensidade de luz no ambiente".
O forro é útil ainda para proteger o tecido principal da cortina, os móveis e o piso, quando a incidência do sol é grande no ambiente. "Também se utiliza esse recurso para dar volume e bom caimento a um tecido nobre, como a seda".
Os tecidos mais utilizados para forro são tergal verão, náilon, gabardine e microfibra.

- Abaixo eu estou postando as minhas fotos preferidas de ambientes com cortinas eu prefiro cortinas com tecido mais fino como chiffon, voal...



Essa Primeira é minha preferida das preferidas rsrs, pq aqui a cortina não está sozinha há toda uma harmonia entre os objetos e moveis;



Essa Segunda apesar da cor mais escura ficou lindo tbm;







Esse tercerio tbm está lindo reparem bem todos os moveis combinando e a entrada de luz pela janela deixou o ambiente bem aconchegante;

Todas as imagens foram encontradas no Casa Claudia;

Share this:

JOIN CONVERSATION

23 Comentarios:

  1. Oi Ju, aqui em casa a unica que sabe fazer cortinas é minha mama.Não parece ser dificil.Mas desejo sorte.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, vc poderia por gentileza me informar o mês e ano da revista que corresponde a última foto.Obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! que dificil escolher uma cortina hein! todas são lindas! Beijinhoss

    ResponderExcluir
  4. Olá Murilo seja bem vindo ao blog
    o seu perfil não está acessivel por esse motivo
    não respondi.
    Mas de qualquer maneira as fotos pertencem a um curso onlinde de decoração oferecido pelo site casa.com.br nesse Link vc vai encontrar exatamente da pagina de onde as fotos foram retiradas ok'
    Bju
    Volte Sempre!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju, agradeço seu carinho e elogios, fiquei feliz d evc ter gostado do meu blog e me seguir, pode me visitar sempre que quiser. Adorei sue blog tb , já vou te seguir tá !!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju!! Adorei as cortinas, são lindas!!!!
    Obg. por esse espaço. Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi JU, adorei passar aqui no seu cantinho!!!
    Parabens menina. Bjs.

    ResponderExcluir
  8. Oi JU!!Adorei suas dicas!!!
    um super beijo!!!
    Monica Raquel

    ResponderExcluir
  9. Ai adorei! Quero fazer a minha cortina tbm!
    Ótimas dicas!
    Beijoo
    Cláudia

    ResponderExcluir
  10. Oi Ju! Estou roubando um pedacinho do seu post e colocando no meu blog! Mas estou te referenciando, você se importa?
    Obrigada,

    Cláudia
    coisas-de-clau.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oii adorei seu blog
    gostaria de saber qual a quantidade de ilhoes que devo usar para uma cortina de 12 metros de tecido

    ResponderExcluir
  12. Adorei e usei as dicas para confeccionar uma cortina. Parabéns pelo blog... lindo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. ligia.leda@bol.com.br2 de janeiro de 2012 às 17:19

    Ju, queria sua opinião, preciso mandar fazer uma cortina para meu quarto 4m L, estou pensando em um tecido listrado fendi com um barrado floral? O que acha?? O quarto é todo branco (portas,janelas,e pisos fendi) Obrigada adorei as dicas...

    ResponderExcluir
  14. HOJE É QUE EU DECOBRI , VENDO TECIDOPARA DECORAÇÃO ACHO MUITO INTERESSANTE ESTAS EXPLICAÇOES, MAS PODERIA EXPLICAR QUE CORTINA DE ALÇA QUASE NÃO CORRE NO VARÃO E SE O TECIDO FOR DE ALGODÃO TEM QUE MANDAR LAVAR A SECO OU MOLHAR O TECIDO ANTES DA CONFECÇÃO DA CORTINA COM A PREOCUPAÇÃO SE O TECIDO NÃO VAI MIGRAR AS CORES

    ResponderExcluir
  15. Seu blog é um luxo!!!
    bjoka e tudo de bom!!!
    Cláudia

    ResponderExcluir
  16. Ju, o forro é costurado junto à cortina ou em varões separados?

    ResponderExcluir
  17. TAMBÉM GOSTARIA DE SABER COMO O FORRO É COSTURADO. VOU USAR UM VARÃO DUPLO PARA FAZER MINHA CORTINA. UM PARA A CORTINA E OUTRO PARA O XALE... E O FORRO, ONDE VAI??? PODERIA ME AJUDAR?
    OBRIGADA!

    ResponderExcluir
  18. Oi Daniela que bom que deu certo.
    Se puder me envie as imagens para eu mostrar para as leitoras.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo sobre o forro, vai depender do que você quer para a sua cortina se você quizer eles separados será necessario varão duplo o acabamento ficaria ainda melhor se fosse costurados juntos para se "arrastarem" ao mesmo tempo.

    ResponderExcluir
  20. Adorei a 1 sala, esta linda as cortinas são maravilhosa.

    ResponderExcluir
  21. valeu a dica ,ajudou muito.

    ResponderExcluir
  22. OlA BOM DIA, NÃO TO CONSEGUINDO ACHAR NADA DE CORTINA PARA MINHA JANELA EM L UM VIDRO FECHA NO OUTRO O QUE COLOCAR NESSA JANELA E COMO FAÇO PARA INTERLIGAR UM VARÃO OU TRILHO NO OUTRO DESTE JA MUITO OBRIGADA CRISTINA

    ResponderExcluir

Decore meu blog com seu comentario!!
Juu